quarta-feira, 16 de março de 2011

Atributos de Deus

Ele é a essência da graça

Graça e misericórdia são gêmeas fraternas. Iniciaram-se na mesma pessoa, brotaram da mesma fonte e apareceram simultaneamente, mas elas não são idênticas. A misericordia não nos dá o que merecemos; a graça nos dá o que não merecemos.
"Graça" denota benevolência, bondade e benefício. Evoca alguém superior oferecendo favor a um inferior, que não o merece. A graça do Senhor inclui favor imerecido, aceitaçao inesperada e amor incondicional.
Jesus é o doador da graça, como está escrito em Jo 1.14,17 "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai." "Porque a lei foi dada por intermedio de Moises; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo."
Uma pequena amostra desses "dons da graça" incluem:
  • Salvação, Ef 2.8 "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus"
  • Adoção, Ef 1.5 "nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade"
  • Direito à herança, Ef 1.11 "nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o proposito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade"
  • Cidadania divina, Fp 3.20 "Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo"
  • Santidade, Ef 1.4 "assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele"  1Ts 4.7 "porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação."  1Pe 1.15-16 "segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo."
  • Acesso a Deus, Ef 2.18 "porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito."
  • Perdão, Ef 4.32 "Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou."
  • Preparação para o serviço, 1 Pe 2.5 "também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santos, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradaveis a Deus por intermedio de Jesus Cristo."
  • Habitação do Espirito Santo, Ef 1.13 "em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvaçao, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espirito da promessa"
  • Armadura de Deus, Ef 6.11,13 "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regioes celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabalaveis."
A graça divina é chamada de multiforme 1Pe 4.10 "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus."
O pecado não é impedimento para a graça de Deus. Não importa o impacto de pecado; a graça de Deus é mais poderosa Rm 5.20 "Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça". Deus é um Deus doador. Ele dá por causa do seu amor e ama dar; a graça é um dos seus maiores prazeres Ef 1.5-9 "nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo".

Um comentário:

Tamirys Silva disse...

Quando você joga tudo para o alto, e lança seu pedido como uma oferta ao Senhor teu Deus, através do voto sobrenatural. O natural pode lhe conceder algumas bênçãos e experiências, mas o sobrenatural é o que marca e edifica e o crente por toda a vida!!!!